18/08/2016

Líderes debatem futuro do cooperativismo

Evento realizado em São Paulo nesta terça-feira, 16, reuniu 94 representantes de cooperativas

 

Nesta terça-feira, 16 de agosto, 94 líderes de cooperativas das regionais sudeste e centro-oeste de São Paulo estiveram na sede do Sistema Ocesp para participar da terceira e última reunião do II Encontro de Lideranças do cooperativismo, promovido pelo Sescoop/SP.

O evento, que já havia acontecido nas cidades de Ribeirão Preto (link), dia 9, e Marília (link), dia 11, contou com a presença de líderes dos dez ramos cooperativistas em São Paulo – Agropecuário, Crédito, Saúde, Consumo, Infraestrutura, Transporte, Trabalho, Produção, Habitacional e Educacional – e teve como foco discutir o planejamento estratégico do Sistema e atualizar os objetivos de forma democrática. “Nosso movimento é acolhedor, não há ramos ou fronteiras: todos devem estar presentes nesse planejamento estratégico”, ressalta o presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande.

O gerente administrativo financeiro do Sescoop/SP, Flávio Bersani, deu continuidade ao encontro e apresentou um breve histórico do planejamento do Sistema desde 2006, quando teve início a gestão Del Grande. Segundo ele, realizar um planejamento é ter uma direção assertiva e atender as cooperativas de forma mais eficiente. “Queremos chegar cada vez mais perto da nossa visão de futuro”, explica.

Também foram apresentados os resultados obtidos pelo Sistema desde que aconteceu o I Encontro de Lideranças, em 2013, e os participantes foram convidados a realizar uma atividade de priorização, na qual avaliaram, com notas de 1 a 5, o grau de importância dos objetivos estratégicos definidos pelo Sistema. Os resultados obtidos serão analisados internamente e servirão como base para a continuação do planejamento.

Por fim, o Encontro contou com a palestra do professor da FEA-RP/USP Alberto Mathias, que abordou o panorama econômico do País e destacou expectativas de mercado para os próximos meses e pontos favoráveis ao cooperativismo brasileiro, especialmente no Ramo Crédito. “A palestra foi excelente e com certeza vai nos auxiliar na administração de nossas cooperativas, no nosso próprio planejamento estratégico”, opina Vanildo Biasotto, diretor administrativo da Cooperfer. Para ele, ouvir um especialista e conhecer melhor números do setor é encorajador. “Isso nos faz acreditar mais na potência de nossas cooperativas e com certeza nos dá um empurrão para investir”.

O presidente da Cooperativa de Consumo (Coop), Márcio do Valle, ressaltou que um dos pontos fortes da palestra foi ter uma abordagem prática. “O professor fez um panorama mundial, depois focou no Brasil e depois focou ainda mais nas cooperativas, chegando a sugerir alguns caminhos aos participantes”. Ele destacou ainda que o formato do Encontro estimula o relacionamento entre os participantes. “Esse tipo de evento mantém as pessoas próximas e bem informadas sobre o Sistema. Pelo que pude ver e conversar aqui, todos tiveram seus anseios com o evento atendidos”.

Representação política

O Sistema Ocesp busca, por meio do debate de ideias, apoiar candidatos que possuem agendas favoráveis ao cooperativismo, uma vez que participar do processo político e ter representações no governo é muito importante para as cooperativas.

Por isso, o II Encontro de Lideranças serviu, ainda, como oportunidade para apresentar aos líderes participantes dois candidatos a vereador nas eleições 2016, indicados por cooperativas: Aline Cardoso, indicada pela Fepacoore, e Gilmar Curtolo, indicado pelas CTPT e Coopercar. Na ocasião, os dois puderam apresentar, durante 10 minutos, suas ideias e propostas políticas e abordar de que formas pretendem auxiliar o cooperativismo na cidade de São Paulo.

 

Galeria de Fotos