Institucional

Sescoop/SP surgiu em 1999 com o objetivo de contribuir para a revitalização das cooperativas paulistas, funcionando como um grande aliado cultural, econômico e social. Nesse primeiro momento, o maior desafio era aprimorar a gestão dos empreendimentos cooperativistas, tornando-os mais competitivos em um mercado em constante transformação.

Desde sua criação, o Sescoop/SP vem atuando, principalmente, em três diferentes frentes: formação profissional, promoção social e monitoramento das cooperativas. Ao longo de mais de 13 anos, o Sescoop/SP tem desenvolvido diversos programas e projetos que refletem diretamente na capacitação de pessoas ligadas às cooperativas, além de programas de caráter social que promovem integração, lazer e cultura do público cooperativista e das comunidades. Nesse período, também foram empreendidas diversas ações de monitoramento para apoiar a gestão das cooperativas, com consultorias especializadas, programas de capacitação de dirigentes e promoção de intercâmbios para troca de experiências, entre outras iniciativas.

Ajudando as cooperativas, o Sescoop/SP incentiva também o movimento cooperativista, modelo econômico que apresenta soluções para as mais diversas atividades econômicas, ligadas principalmente a relações de consumo, produção e prestação de serviços.

Modelo de sucesso em todo o mundo, os empreendimentos cooperativos geram e distribuem riquezas de forma proporcional ao trabalho de participação de cada cooperado. No Estado de São Paulo, de acordo com dados da Organização das Cooperativas no Estado de São Paulo (Ocesp), são mais de 900 cooperativas registradas, em dez diferentes ramos econômicos. No total, elas reúnem 3,3 milhões de cooperados e contam com mais de 48 mil empregados.

Juntamente com a Ocesp e a Federação dos Sindicatos de Cooperativas do Estado de São Paulo (Fescoop/SP), o Sescoop/SP forma um verdadeiro sistema de prestação de serviços.