Programas que ajudam a desenvolver as cooperativas

Formação Profissional


 

EDUCAÇÃO CONTINUADA 

O Programa de Educação Continuada oferece soluções de capacitação e treinamento sob medida, viabilizando a profissionalização da gestão e a sustentabilidade dos negócios. São oferecidos cursos livres, cursos in company, programas de pós-graduação em gestão de cooperativas e cursos especiais de formação de dirigentes. Qualquer membro de cooperativa pode participar dos cursos livres. Já os cursos in company são realizados diretamente nas cooperativas, que ficam responsáveis por toda a infraestrutura.

 

APRENDIZ COOPERATIVO

O SESCOOP/SP também é responsável pela formação dos aprendizes das cooperativas. O programa Aprendiz Cooperativo proporciona às cooperativas condições de se adequarem à Lei 10.097/00 e ao Decreto 5.598/05, que estabelecem cota obrigatória de contratação de jovens para empreendimentos de médio e grande portes.

 

Promoção Social


 

EDUCAÇÃO COOPERATIVA

Com o programa Cooperjovem, educadores e alunos do ensino fundamental de escolas públicas e cooperativas educacionais têm a oportunidade de vivenciar a cooperação e desenvolver projetos baseados nos valores e princípios do cooperativismo. O programa oferece capacitação aos professores e proporciona a aproximação das cooperativas com a comunidade escolar. Oficinas pedagógicas, palestras e jogos com foco na educação e cooperação também fazem parte das ações de Educação Cooperativa do SESCOOP/SP.

 

CULTURA

O SESCOOP/SP contribui para aumentar a oferta cultural nos municípios do interior de São Paulo. Na área teatral, o programa Mosaico na Estrada já ocupa lugar de destaque no circuito paulista. Também são realizadas apresentações de música, circo, dança e cinema, entre outras atrações, sempre em parceria com as cooperativas. Os projetos culturais estimulam a responsabilidade social, já que os ingressos geralmente são trocados por donativos que são destinados a entidades assistenciais.

 

SUSTENTABILIDADE

Contribuir para a preservação dos recursos naturais e para uma maior consciência ambiental dos cooperados, colaboradores e da comunidade. Essas são premissas das ações de Sustentabilidade do SESCOOP/SP, desenvolvidas com o objetivo de inserir práticas sustentáveis no cotidiano e na gestão das cooperativas paulistas. As ações vão desde oficinas lúdico-pedagógicas a montagens teatrais que sensibilizam o público e estimulam o compromisso com a responsabilidade socioambiental.

 

ESPORTE

O Programa Cooperatividade oferece oficinas esportivas e suporte para a organização de provas de rua nas modalidades de corrida e caminhada. Ao estimular a busca por mais qualidade de vida por meio do esporte, a iniciativa integra cooperados, colaboradores e comunidade. As cooperativas também podem contar com suporte para a organização de torneios esportivos.

 

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

O SESCOOP/SP promove a saúde das pessoas de cooperativas, seus familiares e comunidade. Campanhas de prevenção de doenças relacionadas à hipertensão, obesidade, sedentarismo, má nutrição e estresse são algumas das ações realizadas ao longo do ano. Segurança do trabalho também é preocupação constante. O SESCOOP/SP auxilia as cooperativas na realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Oferece ainda palestras, peças teatrais e oficinas sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), ergonomia, tabagismo, alcoolismo, dependência química, entre outros temas.

 

CULTURA INCLUSIVA

A inclusão de pessoas com deficiência nas cooperativas paulistas é apoiada e estimulada por meio de um programa específico do SESCOOP/SP. Além de orientar para o cumprimento da Lei de Cotas (nº 8.123/91), são desenvolvidas ações voltadas à promoção da cultura inclusiva nas cooperativas e também na comunidade. Cursos, oficinas, palestras e peças teatrais de sensibilização e orientação, muitas delas com recursos de acessibilidade como Libras e audiodescrição, fazem parte das atividades.

 

Monitoramento e desenvolvimento de cooperativas


 

ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO

O Programa de Acompanhamento da Gestão das Cooperativas (PAGC) é uma avaliação aplicada para averiguar a adequação da cooperativa à legislação e para o levantamento de alguns indicadores, a partir de quatro aspectos: ser cooperativa, ter governança, ter saúde financeira e ter boa gestão.

 

DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO

O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) é uma metodologia para um diagnóstico sobre aspectos como planejamento, gestão, governança, relacionamento com o cooperado, legislação e outros. O PDGC oferece relatório detalhado, apontando o índice de conformidade alcançado pela cooperativa e destacando os pontos que necessitam ser melhorados. 

 

ORIENTAÇÃO COOPERATIVISTA

Para os grupos interessados em ingressar no cooperativismo existe o Programa de Orientação Cooperativista (POC). A proposta é melhorar o conhecimento sobre o cooperativismo, preparando as pessoas para constituir ou fazer parte de cooperativas, de forma consciente e responsável. Regularmente, o SESCOOP/SP realiza encontros e fóruns cooperativistas para entendimento de mudanças jurídicas, contábeis ou tributárias. Nesse campo, também presta consultoria técnica diária às cooperativas.

 

ACOMPANHAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO

Com o Programa de Acompanhamento Econômico-Financeiro – GDA, as cooperativas podem contar com uma ferramenta que transforma informações contábeis em dados estratégicos. O programa permite a geração de indicadores de performance, comparando-os com índices setoriais ou estaduais no negócio em que a cooperativa está inserida. Os empreendimentos recebem devolutivas com uma análise de sua situação e do cenário em que está envolvida.