Sistema S

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) é uma das 11 instituições que integram o Sistema S, que tem como finalidade qualificar e promover o bem-estar social, além de oferecer educação profissional de boa qualidade.

Formado por organizações criadas pelos setores produtivos (indústria, comércio, agricultura, transportes e cooperativas), as entidades oferecem cursos de capacitação em áreas de interesse dos principais setores produtivos.

O Sistema S conta com uma rede de escolas, laboratórios e centros tecnológicos espalhados por todo o território nacional. Assim, permite o aperfeiçoamento profissional por meio de um modelo de ensino que prepara as pessoas para o mundo do trabalho. Além disso, contribui para atualizar ou complementar os conhecimentos que o trabalhador já possui.

Como entidade do Sistema S, o Sescoop trabalha para o aprimoramento e desenvolvimento das cooperativas, promovendo a capacitação profissional dos cooperados para exercerem funções técnicas e administrativas. Saiba o que fazem as outras instituições:

SENAI  (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) - a quem cabe a educação profissional e aprendizagem industrial, além da prestação de serviços de assistência técnica e tecnológica às empresas industriais.

SESI (Serviço Social da Indústria) – promove a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e de seus dependentes por meio de ações em educação, saúde e lazer.

IEL (Instituto Euvaldo Lodi) – capacitação empresarial e do apoio à pesquisa e à inovação tecnológica para o desenvolvimento da indústria.
As três instituições acima são subordinadas à Confederação Nacional da Indústria. Além dessas, outras organizações do Sistema S são: 

SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) – educação profissional para trabalhadores do setor de comércio e serviços.

SESC (Serviço Social do Comércio) – promoção da qualidade de vida dos trabalhadores do setor de comércio e serviços.

SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) – educação profissional para trabalhadores rurais.

SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem em Transportes) – educação profissional para trabalhadores do setor de transportes.

SEST (Serviço Social de Transportes) – promoção da qualidade de vida dos trabalhadores do setor dos transportes.

 

(Com informações do Portal Brasil)

Tags: Video

Links